Benefícios dos Chás

Tipos de chá: para que serve, variedades e benefícios

beneficios dos cha

Os tipos de chá são muito importantes, pois os chás são apreciados para diversas finalidades medicinais e calmantes a tanto tempo que é difícil imaginar, cada tipo tem a sua funcionalidade.

Embora o pensamento de que o chá tem sido apreciado desde de 2700 aC. Não foi introduzido no mundo ocidental até o início do século 17, onde houve o primeiro contato com essa bebida.

Isso foi quando a Companhia das Índias Orientais trouxe sua primeira exportação de chá chinês. Desde então, o chá evoluiu para se tornar a segunda bebida mais popular depois da água.

E os desenvolvimentos nas técnicas de cultivo e processamento produziram um número estonteante de variedades. Se você está curioso para aprender sobre os fundamentos dos tipos de chá.

tipos de cha
tipos de chá

Tipos de chás:

Chá preto

O chá preto é um chá muito benéfico, é colhido da planta Camellia sinensis. O que o torna único é que, depois que as folhas são colhidas. Elas são totalmente oxidadas ou expostas ao oxigênio.

Quando o nível de oxidação desejado é alcançado, o processo é interrompido pela exposição das folhas ao calor. O resultado é um chá rico, robusto e de sabor tânico . Apesar do nome, o chá preto tem uma tonalidade âmbar quando fabricado.

Razão pela qual em alguns países como a China é conhecido como chá vermelhoou hong cha. Dois tipos de métodos oxidativos são usados ​​e cada um resulta em produtos com preços diferentes.

O processamento ortodoxo requer que as folhas sejam primeiro secas e depois enroladas antes da oxidação. Esta é uma técnica que consome mais tempo, então o chá resultante tende a ser de qualidade superior e mais caro.

O processo de cortar, rasgar e ondular ou CTC usa maquinário para fazer exatamente isso. Cortar, rasgar e ondular as folhas antes de serem oxidadas, resultando em um chá com sabor forte e consistente entre os lotes.

Este é o chá preto que você mais frequentemente encontra vendido em saquinhos. Pois suas folhas são muito pequenas para serem mergulhadas, folhas soltas.

Tipos de chá preto

O chá preto processado pelo CTC é melhor para bebidas fortes como masala chai. Ou para aquelas ocasiões em que você gostaria de adicionar um pouco de creme também.

Métodos de processamento à parte, a região em que seu chá preto foi cultivado também é uma característica importante. Na verdade, muitas variedades populares de chá preto têm o nome de sua região.

Chá assam

O chá Assam confere um sabor maltado, ou seja, nozes e doces, e tem uma cor âmbar brilhante quando preparado.

Chá de ceilão

O chá de ceilão é cítrico e de sabor doce e carrega um aroma floral. Por isso adiciona um belo toque de complexidade a bebidas como o chá gelado tailandês.

Chá darjeeling

O chá Darjeeling é uma variedade mais complexa, já que é categorizada como primeira, segunda ou variedades outonais. Com o primeiro flush colhido na primavera, o segundo flush durante o verão e outonal durante o outono. Via de regra, quanto mais tarde o Darjeeling for colhido, mais escuro será sua cor e mais encorpado será seu sabor.

Chá verde

Ao contrário do chá preto, o chá verde é cozido no vapor ou na panela o mais rápido possível após a colheita para preservar suas qualidades originais. Ochá verde chinês é geralmente cozido em panelas grandes.

Enquanto o chá verde japonês é tipicamente cozido no vapor em bandejas de bambu e cada estilo produz um sabor diferente. Pan-firing as folhas resulta em um sabor mais leve, quase torrado, enquanto as folhas a vapor cria uma bebida mais vegetal e viva.

As folhas serão então enroladas e secas após serem aquecidas, independentemente do método. No Japão, a variedade de chá verde mais comum é o Sencha , que é cultivado sob a luz direta do sol e carrega um sabor adstringente.

E também uma cor quase dourada, quando fermentado. Em contraste, matchaé outro chá verde japonês que é cultivado parcialmente sob a sombra para intensificar os níveis de clorofila e, portanto, o gosto umami, a grama, que é tão característico do chá verde japonês.

Variedades populares de chá verde chinês incluem Long Jing, ou Dragon Well, e Liu An Gua Pian, ou semente de melão. Ambos têm um sabor suave e doce e têm uma leve cor de jade quando fabricados, por isso são mais fáceis de misturar em bebidas mais complexas, como esta sangria .

Entre os dois países, as principais diferenças são que os métodos de cultivo chineses contam mais com o terroir natural para conferir caráter e sabor, enquanto os métodos japoneses são mais controlados. Um não é objetivamente melhor do que o outro, trata-se simplesmente de escolher o que você gosta.

Chá branco:

O chá branco é uma variedade de chá particularmente delicada, pois é colhida antes que as folhas da planta estejam totalmente abertas. Isso significa que a temporada do chá branco é curta e, por sua vez, é um pouco mais cara do que os outros chás.

O chá branco também é minimamente processado, o que significa que não é enrolado nem muito oxidado e os fabricantes tomam muito cuidado para equilibrar o calor e a umidade para secar as folhas.

Essa abordagem, combinada com a tenra idade das folhas, significa que o chá branco é uma das variedades com mais antioxidantes, polifenóis e flavonóides. Quando fermentado, o chá branco tem um sabor leve e fresco e é de cor amarela.

Como tal, o chá branco não recebe o nome de sua cor quando feito na cerveja, mas sim dos pelos brancos que cobrem as folhas novas de sua planta quando é colhida. Além de saborear uma xícara de chá branco, como é,chá-tini .

Chá Oolong:

O chá oolong também vem da planta Camellia sinensis, mas é processado de várias maneiras, então o oolong tem uma gama mais ampla de sabores e cores do que a maioria das outras categorias de chá.

Ao contrário do chá branco ou verde, as variedades de oolong são colhidas de folhas maduras. Permitindo que adotem as qualidades de seu terroir e se complexifiquem em sabor.
Dito isso, o que realmente diferencia o oolong é a ampla faixa de oxidação a que é exposto, que normalmente varia de 8 a 80%. Variedades populares de oolong como Dan Chong ou chá Phoenix são menos oxidadas e têm um sabor mais floral e leve.

Enquanto uma variedade como Da Hong Pao, ou chá Wuyi, é fortemente oxidada. Tendo um sabor encorpado e tonalidade mais escura. Outro fator importante na distinção entre variedades de oolong é se suas folhas foram enroladas ou torcidas.

beneficios dos cha
benefícios dos chá

Tipicamente, aqueles que são enrolados terão um sabor mais claro e uma cor mais verde, pois menos área de sua superfície é exposta ao ar. Variedades torcidas de oolong são menos comumente encontradas, mas elas ficam mais fáceis e mais rápidas de infusão.

Já que suas folhas não foram tão enroladas quanto as variedades enroladas. Devido às suas diversas características, o oolong oferece a sala dos amantes do chá para explorar. Portanto, experimente várias variedades, fazendo um simples chá gelado ou com leite.

Chá Pu-erh

Originário de Yunnan, China, o chá pu-erh vem da variedade Assamica de folhas grandes da planta Camellia sinensis. E sua herança e classificação são protegidas pelo governo, assim como o champanhe ou o queijo Parmigiano-Reggiano.

Existem duas categorias principais de chá pu-erh, conhecidas como sheng, ou pu-erh cru, e shou, ou pu-erh maduro. O chá puro é primeiro seco e depois aquecido em lotes para retardar o processo de oxidação e também para reduzir a quantidade de água.

Em seguida, é seco ao sol, prensado em bolos e envelhecido por cerca de 3 meses a mais de 30 anos. O envelhecimento do chá permite que seu sabor amadureça e amadureça, portanto, um pu-erh cru de qualidade deve ter um sabor encorpado, mas não adstringente.

O pu-erh maduro é uma invenção recente em termos de produção de chá, começando na década de 1970, quando os fabricantes desenvolveram um método para acelerar o processamento.

Depois de secadas ao sol, as folhas são empilhadas e deixadas em condições de temperatura controlada. Permitindo que fermentem antes de serem comprimidas. Isso amadurece o sabor do chá em questão de meses, não anos.

E embora o pu-erh maduro seja geralmente feito com folhas de qualidade inferior. Pode produzir um sabor único de terra frequentemente procurado pelos amantes do chá.

Devido ao seu sabor mais intenso, tanto o chá puro quanto o maduro combinam perfeitamente com pratos saborosos como sopa de ovo de algas marinhas ou bolinhos fritos na frigideira.

Chá de ervas

Embora tecnicamente o chá deva vir da planta Camellia sinensis, na prática. Muitas infusões de ervas também são categorizadas como chá. Variedades populares de chás de ervas incluem hortelã, camomila e erva-mate.

Cada chás de ervas é tão único quanto a mistura ou os ingredientes usados, portanto, a categoria é bastante ampla. Os chás de ervas não são apreciados apenas por seu sabor e aroma, mas também por suas qualidades medicinais.

Tome o chá de sálvia , que é conhecido por ter efeitos curativos e de melhora do humor, ou o chá de açafrão, que tem propriedades antiinflamatórias.

Outro benefício do chás de ervas é que muitas variedades não contêm cafeína. Portanto, se você tem tendência a tremer, esta categoria de chás é uma boa opção.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3.822 comentários