Receitas de Chás

Receita de kombuchá feito em casa!

receita de kombucha

Preparar receita de kombuchá em casa é um projeto divertido que produz uma bebida de chá com gás e pode ser usada para refrescar suas tardes e beneficiar sua saúde.

É um processo simples e pode economizar muito dinheiro para os fãs do kombuchá. Desde o tipo de chá até a quantidade de carbonização, e adicionar uma variedade de sabores.

receita de kombucha
receita de kombuchá

Processo de fabricação do kombuchá:

O kombuchá depende da fermentação, usando chá forte e doce e um organismo estranho (embora bastante puro) chamado scoby. O scoby (uma “simbiótica de bactérias e leveduras”) é essencial para a fabricação de cerveja.

É um organismo marrom claro, opaco, semelhante a um disco, espesso e elástico. Durante a fermentação, ele transforma o açúcar do chá em álcool. Ao mesmo tempo, os bebês scobys crescem da “mãe” e podem ser usados ​​para fazer.

Um scoby pode ser usado por um longo tempo e você vai querer descartar camadas mais antigas após alguns lotes. Além disso, para mantê-lo saudável, tudo o que você realmente precisa fazer é continuar a preparar o kombuchá.

Formas de obter kombuchá:

Você pode obter um scoby de várias maneiras. Ele está disponível online e algumas lojas de alimentos naturais, lojas de chá e cervejarias também o têm. Se você conhece alguém que fabrica kombuchá, essa pessoa pode ter um prêmio para oferecer.

Um scoby é mantido vivo e transportado em uma kombuchá previamente preparada, chamada de chá da mãe. Além disso, certifique-se de levar um frasco higienizado se for pegar um scoby localmente.

Este não é um processo rápido, mas na maioria das vezes não requer nada de você; apenas deixe-o sentar e fazer suas coisas. Você precisa ter alguns suprimentos, manter um ambiente de trabalho limpo e monitorar seu progresso, embora seja relativamente fácil.

Reúna os suprimentos:

como fazer kombucha
como fazer kombuchá

Para fazer, você precisará de alguns suprimentos. Kombuchá kits iniciais de cerveja estão disponíveis, embora não sejam necessários.

  • Vinagre de maçã;
  • Prato grande;
  • Panela grande;
  • Copo de medição;
  • Filtro (a menos que use saquinhos de chá preparados);
  • Jarra de vidro de 1 galão (uma segunda jarra é útil, embora menor seja suficiente);
  • Além disso, colher de madeira ou plástico com cabo longo;
  • Pano de trama fina ou toalhas de papel;
  • Grande elástico ou corda;
  • Gaze;
  • Além disso, garrafas com tampas de plástico ou cortiça (vidro ou plástico);
  • Opcional: tapete de aquecimento elétrico e faixa de termômetro de vidro (como a usada em aquários)

Higienize os ingredientes antes de usar:

Um dos segredos para preparar é manter a limpeza para não introduzir bactérias nocivas. Cada peça do equipamento, incluindo potes, garrafas, potes e colheres, que entra em contato com o scoby e o kombuchá precisa ser higienizado antes de cada uso.

Embora você possa usar desinfetantes comerciais ou uma solução de alvejante suave, a melhor opção é vinagre de maçã (ACV, para abreviar). É natural, barato e você não precisa se preocupar em enxaguar.

Para higienizar o equipamento, limpe-o bem com sabão em pó e água quente. Além disso, trabalhando sobre a pia, coloque uma pequena quantidade de vinagre de maçã no recipiente ou sobre os utensílios e gire para cobrir toda a superfície.

Jogue fora o excesso (ou use-o no próximo item) e deixe o equipamento secar completamente. Além disso, certifique-se de que sua estação de trabalho também esteja limpa.

Além disso, lave bem as mãos com água e sabão antes de trabalhar com o equipamento higienizado e, especialmente, antes de manusear o scoby. Se sua pele tolerar, lave as mãos com vinagre de maçã como medida de precaução extra.

Receita de kombuchá

Ingredientes:

– 3 quartos de água filtrada ou destilada
– 2 colheres de sopa de chá de folhas soltas (ou 8 saquinhos de chá)
– 1 xícara de açúcar granulado branco

Modo de preparo:

Chá doce

1. Em uma panela grande, leve a água para ferver e ponha o chá em infusão, em seguida, adicione o restante da água fria à jarra
2. Adicione o chá e deixe em infusão até que a água esfrie completamente
3. Além disso, remova o chá após 20 minutos se preferir um sabor mais suave

Fermentar o kombuchá

1. Junte o chá doce resfriado, e o scoby;
2. Deslize suavemente o kombuchá para o frasco;
3. Cubra a jarra com um pano com um elástico ou barbante;
4. Coloque o chá em fermentação em um local aquecido e longe por 7 a 14 dias ou até 1 mês;
5. Após 7 dias, comece a verificar o sabor do kombuchá para ver como está progredindo;
6. Quando o kombuchá estiver do seu agrado, lave as mãos e retire com cuidado;
7. Use um funil para colocar o chá filtrado em garrafas;
8. Reserve cerca de 2 xícaras de kombuchá, colocando-o de volta na jarra grande de infusão;
9. Comece um novo lote imediatamente adicionando chá doce fresco;
10. Armazene o chá engarrafado em temperatura ambiente, longe do sol direto, por um a 10 dias.

kombucha
kombuchá

Dicas:

O chá preto é a melhor opção para o kombuchá mais saboroso e é uma boa opção para iniciantes porque é fácil de fermentar.

Os chás verdes, brancos e oolong também são boas opções, especialmente depois de você se acostumar com o processo de preparo.

  • Evite misturas de chá, como Earl Grey, pois incluem óleos que inibem a fermentação;
  • Você pode preparar kombuchá em dois potes de 1 litro, mas precisará de dois scobys;
  • Além disso, para reduzir a chance de moscas-das-frutas.

E outros pequenos insetos invadirem seu kombuchá, use um pano com uma trama justa ou algumas camadas de papel toalha.

Filtros de café, uma bandana limpa ou papel de cozinha sem fiapos também funcionam. A gaze não é ideal porque os insetos podem passar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário