Benefícios dos Chás

Chá verde: O que é, benefícios, usos, tipos e receitas

cha verde

O chá verde é um tipo de chá benéfico feito das folhas da planta do chá. É cultivado na China e no Japão, onde também é o mais popular. O chá verde está ganhando aclamação global, principalmente devido aos seus potenciais benefícios à saúde.

Existem diferentes tipos de chá verde, incluindo dragonwell, pólvora, matcha e sencha. Embora variem no sabor, os chás verdes tendem a ter um sabor suave. Também é usado em receitas de alimentos com sabor de chá e outras bebidas, como smoothies.

Fatos rápidos

Origem: China, Japão
Temperatura: 150-180 ° F
Cafeína: 12-75 mg por xícara

cha verde
chá verde

O que é chá verde?

O chá verde é um tipo de chá feito das folhas da planta do chá ( Camellia sinensis ). Além disso, é um arbusto perene que se originou na região florestal do sudoeste da China. Especificamente, vem da planta de chá chinesa ( Camellia sinensis sinensis ).

Ele prospera em altitudes elevadas com temperaturas baixas e tem um sabor mais doce e suave do que a outra variedade da planta do chá ( Camellia sinensis assamica ), que é usada principalmente para chás pretos. Japão e China dominam a produção.

Todas as folhas de chá são colhidas manualmente. Além disso, com o chá verde, as folhas são preservadas com calor imediatamente após a colheita, enquanto as folhas de chá preto oxidam antes de serem secas.

No Japão, é seco com vapor, enquanto os chás verdes chineses são processados ​​com calor seco usando um tambor semelhante a um forno ou vasilha semelhante a uma wok. A maior parte é composta apenas de folhas de chá.

Alguns tipos de japoneses usam apenas caules ou combinam-nos com as folhas. Existem vários tipos de chá verde disponíveis, variando na forma como o chá é processado. O sabor difere de acordo com o tipo específico.

Embora geralmente seja mais macio e mais doce do que o chá preto. Além disso, os chás verdes japoneses destacam-se pelo forte sabor vegetal, que lembra as algas marinhas, com notas cítricas.

Os chás verdes chineses tendem a ter um sabor vegetal suave, um pouco mais adocicado e notas de nozes, florais, amadeiradas e baunilha. Fique atento com os tipos de chá verde, procure um que se der bem em suas necessidades.[1]https://www.mdpi.com/1420-3049/23/3/512

Benefícios do chá verde

Como o chá verde passa por menos processamento do que o chá preto, muitos dos benefícios potenciais para a saúde atribuídos às folhas do chá permanecem intactos. Muitos estudos associam  especificamente a esses benefícios.

E muitas vezes é considerado uma das bebidas mais saudáveis ​​disponíveis. Como em todas as coisas, a moderação é recomendada. Além disso, esse chá tem benefícios específicoa para todos os problemas abaixo, verifique quais são agora:

Função cerebral e envelhecimento

O nível moderado de cafeína do chá verde é um estimulante que pode melhorar o foco, a concentração e o raciocínio rápido, além de melhorar o humor.

Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode reduzir a ansiedade e o nervosismo por cafeína. Fique atento nos seus efeitos relacionados a função cerebral.

Estudos têm associado o consumo regular a uma vida mais longa e sugerem que ele pode reduzir o risco de doença de Alzheimer ou doença de Parkinson.

Metabolismo e peso corporal

O chá é uma bebida sem calorias, por isso pode ajudar a manter um peso saudável. Além disso, substituir bebidas com alto teor calórico pode ajudar na perda de peso.

Além disso, estudos observaram que o chá verde pode aumentar a taxa metabólica do corpo e ajudar a queimar gordura.[2]https://www.mdpi.com/1420-3049/21/10/1305

Previne o câncer

O chá verde está no centro de centenas de estudos de prevenção e tratamento do câncer. Além disso, muitos apontam para as catequinas do chá (flavonóides), que são antioxidantes naturais e podem afetar a formação de tumores em alguns tipos de câncer.

Colesterol e pressão arterial

A saúde do coração é outra área comum de estudo para todos os chás. Acredita-se que beber chá regularmente pode diminuir o colesterol, a pressão arterial e reduzir os riscos de doenças cardíacas ou derrames.

Bom para diabetes

Contanto que você não o adicione, é naturalmente livre de açúcar, então é uma boa bebida para pessoas com diabetes. Além disso, alguns estudos apontam para a possibilidade de que o chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e os níveis de açúcar no sangue.

Saúde da pele e dos dentes

As catequinas do chá verde podem ajudar na saúde dos dentes, matando bactérias. Além disso, acredita-se que seus antioxidantes sejam bons para manter a saúde da pele e, principalmente, os sinais de envelhecimento.

Usos do chá verde

Por conter cafeína, é melhor beber chá verde durante o dia. É agradável antes, durante ou após uma refeição e pode até ajudar na digestão.

Como beber chá verde

Ao contrário do chá preto, não precisa de creme, açúcar e outros aditivos, o que pode até reduzir seus benefícios à saúde. Além disso, um pouco de suco de limão é um bom impulso de sabor para alguns tipos.

A maior parte é preparada com água fervente entre 150 F e 180 F. Além disso, os tempos de preparo variam de acordo com o tipo, embora geralmente sejam curtos. Os chás verdes japoneses cozidos no vapor requerem apenas 30 segundos.

E outros podem durar até quatro minutos. Preparar chá verde por muito tempo o tornará amargo. Além disso, sempre siga as recomendações de tempo e temperatura fornecidas com o chá específico que você está preparando.

Teor de cafeína no chá verde

Em geral, o chá verde tem menos cafeína do que a maioria dos outros chás e café. No entanto, alguns tipos, como o matcha, podem conter mais cafeína do que o chá preto ou mesmo o expresso. Se você é sensível à cafeína, experimente descafeinado, bata-o mais fraco ou mude de saquinhos de chá para chá de folhas soltas .

Comprando e armazenando

Existem muitos chás verdes no mercado e são fáceis de encontrar em supermercados, lojas de chá e online. Além disso, vale a pena explorar diferentes marcas e tipos para descobrir qual você mais gosta.

Gastar um pouco mais com um chá verde de alta qualidade também é uma boa ideia se você quiser a xícara de chá mais saborosa. Armazenar o chá de maneira adequada é importante para preservar seu sabor e estender sua vida útil.

Mantenha o chá longe do calor, umidade, luz direta e qualquer coisa com odor forte. Geralmente é melhor armazenar o chá verde em um recipiente opaco e bem fechado. Assim que a embalagem estiver aberta, beba o chá dentro de alguns meses.

Receitas

O chá verde é uma excelente xícara de chá, quente ou frio. Também é uma excelente base para sabores extras, como ervas e especiarias. Além disso, Matcha é um chá em pó e um ingrediente favorito em smoothies e receitas de alimentos com sabor de chá.

Tipos de chá verde

Existem vários tipos diferentes de chá verde, e cada um tem suas próprias características de sabor.

Bi Luo Chun:

Um favorito chinês, este chá tem um sabor doce e vegetal.

Dragonwell:

Um chá chinês muito popular nos Estados Unidos, tem um sabor suave e doce de castanha.

Genmaicha:

Mistura de chá japonês com arroz tufado, este tipo tem sabor doce, torrado, vegetal.

Pólvora:

Um chá chinês que comprime as folhas secas em pellets, muitas vezes tem um sabor leve e herbáceo.

Gyokuro:

Um chá verde japonês cultivado à sombra, que exibe perfeitamente o sabor de umami.

Hōjicha:

Um chá japonês torrado com folhas e caules, este tipo é baixo em cafeína e tem um sabor amadeirado que agrada aos bebedores de café.

Jasmim:

Um favorito entre as misturas de chá aromatizado, a doçura suave das flores de jasmim adiciona um sabor delicado ao chá verde.

Kukicha:

Chá cozido no vapor feito com hastes de chá japonesas, tem sabor adocicado e vegetal com pouca cafeína.

Matcha:

Um chá japonês em pó, deste tipo tem um sabor agridoce.

Sencha:

Chá verde popular no Japão, tem sabor vegetal e gramíneo.[3]https://www.e-dmj.org/journal/view.php?doi=10.4093/dmj.2017.41.4.251

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do chá verde são muito raros. Além disso, eles geralmente são experimentados apenas por pessoas que bebem grandes quantidades ou por pessoas com certas condições médicas.

O chá verde pode interferir com certos medicamentos, portanto, consulte seu médico sobre como beber. Pessoas com sensibilidade à cafeína são mais suscetíveis aos efeitos colaterais do consumo excessivo de cafeína.

Estes incluem inquietação, palpitações cardíacas, dificuldade em dormir, ansiedade, irritabilidade, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial elevada. Também pode aumentar a quantidade de cálcio expelido do corpo com a urina.

Embora muito menos do que o café, o chá verde contém taninos, que estimulam o estômago a secretar mais ácido. Isso pode causar mal-estar estomacal ou náuseas em pessoas com úlcera péptica ou refluxo ácido, e piorar a diarreia.

Os taninos também podem impedir o sangue de absorver certos nutrientes, particularmente o ferro não heme. Além disso, beber com o estômago cheio pode diminuir esses efeitos.

Referências:

1 https://www.mdpi.com/1420-3049/23/3/512
2 https://www.mdpi.com/1420-3049/21/10/1305
3 https://www.e-dmj.org/journal/view.php?doi=10.4093/dmj.2017.41.4.251
Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] de chá preto são importantes pois, o chá preto contém antioxidantes (embora menos do que o chá verde). Para liberá-los de forma mais eficaz, o chá precisa ser fermentado a uma temperatura próxima […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.