Receitas de Chás

Como fazer chá verde matcha em casa!

cha verde matcha

O chá verde matcha é um tipo especial de chá verde cultivado à sombra, que se transforma em um pó muito fino, e é muito benéfico para saúde em vários aspectos.

Em vez de mergulhar as folhas de chá em água quente para extrair o sabor, o matcha em pó é levado para a água, para que você esteja realmente consumindo o chá.

A porção é geralmente de apenas 2 a 4 onças e contém uma quantidade concentrada de cafeína. É também mais saboroso, deliciosamente rico com um sabor vegetal.

cha verde matcha
chá verde matcha

Técnica para fazer chá verde matcha:

A técnica para fazer matcha é usada em uma cerimônia do chá japonesa, que é projetada para ser um processo meditativo. Além disso, ele usa ferramentas específicas, incluindo uma pequena tigela e batedeira de bambu ( chasen ) e concha ( chashaku ).

Muitas vezes vendidas em conjuntos. Embora não seja totalmente necessário, é agradável desacelerar e seguir o método tradicional, que inclui aquecer e secar a tigela. Para a melhor xícara de chá , escolha pó de grau cerimonial.

É da mais alta qualidade e não requer adoçantes ou aditivos de sabor para criar uma bebida excelente. Além disso, matcha de grau culinário funcionará. É mais barato, não tem cores vibrantes e é bom para tomar café com leite e outras bebidas, além de cozinhar.

Receita de chá verde matcha:

Ingredientes:

– 1/4 a 1/2 xícara de água;
– 1/2 a 1 colher de chá matcha de chá verde.

Modo de preparo:

1. Leve cerca de 1 xícara de água para quase ferver;
2. Encha a tigela até a metade com o restante da água quente
3. Coloque uma peneira de malha fina sobre a tigela.
4. Usando a colher de bambu, peneire 2 a 4 pilhas de matcha na tigela.
5. Além disso, despeje algumas colheres de sopa na tigela e sobre o matcha.
6. Usando o polegar e o indicador, segure o batedor de bambu, segure a tigela com a outra mão.
7. Bata suavemente em círculos para dissolver todo o matcha e eliminar os grumos.
8. Despeje o restante da água na tigela e bata em “W” até que uma espuma com pequenas bolhas se forme em toda a superfície.
9. Além disso, beba diretamente da tigela ou despeje-o em um copo pequeno.
10. Deve ser bebido imediatamente

Dicas:

Chá verde matcha é melhor quando o pó está o mais fresco possível. Adquira-o em lojas de boa reputação e com alto rendimento. Guarde o recipiente para chá em um local fresco e escuro e planeje usá-lo em alguns meses, se não antes.

Tome especial cuidado ao limpar as ferramentas de bambu. Além disso, a colher pode deformar se ficar molhada, então simplesmente limpe-a com uma toalha seca. Bata a ponta do batedor em água quente, mas evite derramar água no cabo.

Se você não tiver um porta-batedor, sempre coloque-o em pé na alça para proteger os dentes delicados. Use uma tigela pequena e larga, uma colher de chá e um pequeno batedor , colher ou garfo se você não tiver um conjunto de chá verde matcha.

cha matcha
chá matcha

A espuma pode não se formar tão bem sem o batedor de bambu, mas o sabor será semelhante. Além disso, ao limpar derramamentos úmidos ou secos, evite toalhas brancas porque o pó matcha mancha o tecido.

Variações de receita:

Você pode variar a espessura e a intensidade do sabor de acordo com seu gosto. Além disso, o chá verde matcha fino e bebível é chamado usucha. Para fazer matcha fino: use 1/2 xícara de água ou 2 colheres (cerca de 1/2 colher de chá) de chá.

Quando é misturado a uma consistência muito espessa, quase pastosa, não tem espuma. Isso é chamado de koicha e é normalmente reservado para cerimônias e ocasiões especiais. Para fazer espesso: use 1/4 xícara de água ou 3 a 4 colheres (cerca de 3/4 a 1 colher de chá) de chá.

Para frio, prepare com água quente e despeje sobre o gelo. Para fazer um latte , substitua a água quente por leite cozido no vapor (por exemplo, laticínios, soja, amêndoa, etc.) e bata até formar espuma.

Você pode descobrir que se dissolve melhor em água quente (como na receita) antes de misturar no leite. Além disso, adicione um adoçante, se desejar. Refrigere por alguns minutos e sirva com gelo para um matcha com leite gelado.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] um chá aromático que pode aquecê-lo magicamente em um dia frio ou resfriá-lo quando está quente. Além […]

Deixe um comentário