Benefícios dos Chás

Chá preto: O que é, benefícios, usos, tipos e receitas

cha preto

O chá preto é o tipo de chá mais popular no Ocidente, provavelmente devido ao seu sabor ousado e longa vida útil. A categoria de chá preto é diversa, incluindo várias variedades populares.

Como chá preto da manhã inglês e chá da Siri Lanka e café e vários outros. A Índia produz metade do chá do mundo, representando uma grande porcentagem da produção. É apreciado tanto quente quanto frio.

Fatos rápidos

Origem : China
Temperatura : quente ou frio
Cafeína : 50-90 mg por xícara

cha preto
chá preto

O que é chá preto?

O chá preto é um verdadeiro chá que vem da planta Camellia sinensis. As folhas oxidam totalmente antes de serem processadas e secas, o que torna as folhas marrom-escuras e confere ao chá seu perfil de sabor característico.

Os chás pretos tendem a ser fortes e rápidos, e costumam ser descritos como adstringentes. Além disso, descoberto na China em meados do século 17, foi o primeiro tipo de chá a ser introduzido na Europa e no Oriente Médio.

Seu sucesso comercial no Ocidente levou à produção em grande escala na China. Além disso, alimentada por empreendedores e aventureiros escoceses e ingleses que roubaram plantas e sementes de chá da China.

A produção de chá preto se espalhou para outros países. Além disso, essas primeiras empresas inglesas de chá usavam trabalhadores escravos em outros países e desenvolveram máquinas para processar sem a necessidade de fabricantes.

Com o tempo, a produção se espalhou para a Índia, Sri Lanka e Quênia e, mais tarde, para a Indonésia, Vietnã, Tailândia, Ruanda, Brasil e outros lugares.

Na China, o chá preto é conhecido como hong cha (ou chá vermelho) devido à cor avermelhada de seu licor. No oriente, o consumo é menos comum.

Benefícios do chá preto:

O chá preto é muito bom para você porque contém muitos antioxidantes e polifenóis que estão associados a uma série de benefícios à saúde.

Ajuda na prevenção de doenças

O chá preto é rico em catequinas, antioxidantes poderosos que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer. Contém flavonóides complexos que são polifenóis que auxiliam na prevenção de doenças.

Muitos médicos agora recomendam tomar 600 miligramas de flavonóides por dia para uma série de benefícios à saúde. Dessa forma, vai te auxiliar a tratar doenças de forma completamente natural.

Trata distúrbios gastrointestinais

Como o chá preto tem mais tanino do que qualquer outro tipo de chá, ele também beneficia a saúde digestiva. Os taninos aliviam as doenças gástricas e intestinais, geralmente ajudam na digestão e diminuem a atividade intestinal (como diarreia).

Usos do chá preto

O chá preto é usado para fazer chá quente e gelado; nos Estados Unidos, a grande maioria é consumida como chá gelado. Além disso, alguns chás pretos devem ser bebidos com leite e / ou açúcar.

Enquanto outros são auto-bebíveis, ou seja, chás que ficam melhores sem nada adicionado. Os chás tradicionalmente bebidos com leite e / ou açúcar incluem masala chai, café da manhã inglês e Assam.

Os chás tradicionalmente bebidos com limão e / ou açúcar incluem Earl Grey (que não é tradicionalmente consumido com leite), chás de Ceilão gelados e chás pretos Nilgiri. Muitos dos melhores chás para o café da manhã e chá da tarde são chás pretos.

Os sabores ousados ​​dos chás pretos os tornam ideais para combinar com a culinária ocidental, mas os chás pretos também podem combinar bem com alguns alimentos indianos, tailandeses e africanos.

Como beber chá preto

De todos os tipos de chá, é geralmente o mais fácil de infundir. Use cerca de 1 colher de chá de folhas de chá por xícara de água quente. A água pode estar fervendo ou quase fervendo.

Coloque as folhas na água fervente e deixe as folhas de chá em infusão por 2 a 6 minutos. Além disso, o momento dependerá de seus gostos e do tipo de chá preto; Chás pretos geralmente ficam mais saborosos com uma infusão mais curta.

Você pode usar água fria seu chá preto por 4 a 18 horas na geladeira e, em seguida, coar as folhas. Para fazer gelado, dobre a quantidade de folhas de chá, coloque o chá como de costume e despeje o chá quente sobre o gelo.

Teor de cafeína no chá preto

De um modo geral, contém entre 50 a 90 miligramas de cafeína por xícara. No entanto, há muitos fatores que influenciam os níveis de cafeína no chá que podem aumentar ou diminuir uma determinada xícara de chá preto.

Incluindo a variedade do chá, a maneira como é preparado e se as folhas estão inteiras ou quebradas. Além disso, as bebidas que incluem outros ingredientes como leite e especiarias terão uma quantidade menor de cafeína do que uma xícara puro.

Por exemplo, o masala chai provavelmente terá menos cafeína do que o chá Assam puro, porque é misturado com leite e especiarias que não contêm cafeína.

Comprando e armazenando

Muitas variedades diferentes de chá preto, incluindo aromatizado, estão prontamente disponíveis e são vendidas como saquinhos de chá ou folhas soltas. Além disso, é um dos chás mais comuns e mais vendidos que existem no mundo.

As caixas de saquinhos de chá podem ser compradas nos principais supermercados, enquanto as bolsas ou folhas de chá a granel são encontradas com mais frequência em lojas de produtos naturais, lojas especializadas em chá e online.

O chá deve ser guardado em local fresco e escuro, como um armário, gaveta ou despensa. Além disso, não guarde saquinhos de chá ou folhas em potes de vidro, pois a exposição à luz danifica o chá com o tempo e altera o sabor.

Receitas

De um chá gelado de menta a um café com leite quente, existem muitas maneiras de preparar o chá preto. Além disso, os chás gelados estão entre as receitas mais populares , pois são fáceis de preparar e podem ser saboreados em qualquer dia do ano.

Tipos

Existem muitos tipos disponíveis, e a maioria das marcas comerciais são misturas de chás pretos de diferentes origens. Além disso, as populares misturas incluem café da manhã inglês e café da manhã irlandês.

Diferentes origens de chá produzem diferentes perfis de sabor devido ao seu terroir exclusivo. Além disso, os sabores dos chás de origem única podem ser amplamente descritos com base na sua origem.

Chá preto assam da índia:

Da maior região produtora de chá do mundo, este chá é forte, maltado e vivo; ideal quando combinado com leite e açúcar.

Chá preto darjeeling da índia:

A região montanhosa de Darjeeling produz um chá delicado, frutado, floral e leve. Além disso, a estação de cultivo afetará o sabor do chá. Um Darjeeling colhido na primavera terá um sabor verde muito mais claro, enquanto um chá colhido um pouco mais tarde no ano será doce e frutado.

Chá preto nilgiri da índia:

Este chá é perfumado e floral, com uma doçura sutil. Além disso, possui corpo médio e sabor suave, sendo ideal para a preparação de chás gelados.

Chá preto do ceilão do sri lanka:

Este chá varia de acordo com a origem, mas geralmente é ousado, forte e rico e às vezes tem notas de chocolate ou especiarias.

Chá preto keemun da china:

Vinha, frutado e floral, este chá também pode ter aromas de pinho e tabaco, dependendo da variedade. Além disso, o sabor é suave e suave.

Chá preto yunnan da china:

Cultivado nas altitudes mais elevadas da província de Yunnan, este chá evoca os sabores de chocolate e malte, às vezes com notas de especiarias.

Chá preto queniano da África:

Este chá africano é forte, adstringente e escuro. Introduzido na família do chá preto no início de 1900, o queniano é considerado um recém-chegado.

O chá preto também é usado para criar misturas que são aromatizadas com frutas, flores e especiarias e exibem uma ampla gama de perfis de sabor dependendo de seus ingredientes.

As misturas clássicas de chá preto com sabor incluem Earl Grey, que é aromatizado com óleo essencial de bergamota ou sabor cítrico, e masala chai, que é misturado com várias especiarias.

Nos últimos anos, muitas empresas de chá começaram a oferecer misturas de chá preto mais incomuns e não tradicionais, incluindo sabores como chocolate ou baunilha, madeira ou fumaça.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] Embora seja branqueado, é relativamente seguro para o meio ambiente e não é tóxico. A musselina de algodão é um produto mais especializado. Muitas vezes não é branqueada, mas tende a dar um sabor ao chá preto. […]

  • […] o tipo de chá mais popular. Explore receitas de chá preto cobrindo alguns dos diversos tipos de chá preto e maneiras de usá-lo em bebidas quentes e frias, incluindo […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.