Benefícios dos Chás

Chá de ceilão: O que é benefícios, usos e receitas

cha de ceilao

O chá de ceilão é um tipo popular de chá preto, também conhecido como chá do Sri Lanka. Servido como chá gelado ou quente, é a bebida favorita de muitos bebedores de chá por seus benefícios para saúde.

Embora o Ceilão seja conhecido por seu sabor ousado, ele pode variar significativamente em sabor, dependendo do tipo de chá e de onde é cultivado no país. Aproveite para conhecer suas diversas versões.

Fatos rápidos

Origem: Sri Lanka
Nomes alternativos: chá do Sri Lanka
Temperatura: 100°
Cafeína: 50-90 mg por xícara

cha de ceilao
chá de ceilão

O que é o chá de ceilão?

O chá de ceilão (digamos-gramado) é um chá produzido na ilha-nação do Sri Lanka, anteriormente conhecido como Ceilão. O Sri Lanka é pequeno, mas tem uma enorme variação de altitude, clima, tipo de solo.

Variedades de plantas e clima, portanto, os sabores e as características dos chás produzidos lá variam muito. Além disso, apesar das nuances regionais, um sabor clássico do Ceilão é geralmente considerado ousado, cheio e vivo.

Possui taninos médios a cheios e algumas notas de frutas cítricas, chocolate ou especiarias. Os chás do ceilão são feitos das folhas secas da planta do chá, Camellia sinensis.

As folhas são frequentemente descritas como de arame porque são deixadas longas e finas com uma aparência de arame.

No mundo do chá, essas folhas são muito fáceis de reconhecer. Além disso, a maior parte do chá de ceilão é um chá ortodoxo, o que significa que foi processado à mão, fazendo um chá vivo e brilhante.

Benefícios do chá de ceilão:

O chá de ceilão é conhecido por ter uma longa lista de benefícios à saúde. Alguns benefícios principais incluem:

Perda de peso

Beber chá estimula o metabolismo, o que pode ajudar a aumentar a energia e ajudar o corpo a queimar gordura.

Estimular sistema imunológico

O chá de ceilão é rico em antioxidantes, que podem aumentar os glóbulos brancos, estimular o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater vírus e bactérias nocivas que causam doenças.

Saúde do coração

Estudos mostraram que o consumo de chá preto pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Além disso, o chá de ceilão contém potássio, que relaxa a tensão nos vasos sanguíneos e nas artérias.[1]https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0103247

Diabetes

Beber chá de ceilão demonstrou reduzir os níveis de glicose no sangue. Além disso, ao ajudar a regular os níveis de glicose e insulina no corpo, o chá de Ceilão pode ajudar a prevenir os picos e quedas que podem ser perigosos para as pessoas com diabetes.

Pele

O colágeno é importante para a elasticidade da pele. Alguns dos antioxidantes identificados no chá de ceilão estão ligados à redução da perda de colágeno na pele, evitando o estresse oxidativo nas células circundantes.

Usos do chá de ceilão

O chá de ceilão é normalmente consumido como uma bebida refrescante, acabada de fazer e quente, ou como um chá gelado. Limão, adoçantes ou leite podem ser adicionados para suavizar seu sabor forte e reduzir o amargor. Além disso, por causa de sua cafeína e qualidades vigorosas, é um bom chá da manhã ou da tarde .

Como beber chá de ceilão

A diversidade dos chás do Ceilão leva a uma grande variedade de como você pode apreciá-los. Os chás do Ceilão são uma base popular para chás gelados. Eles também fazem um dos chás quentes mais agradáveis ​​que você encontrará.

Esse tipo de chá é o epítome do termo “bebedor que bebe sozinho”, usado para descrever chás que não precisam de aprimoramentos porque são perfeitos por si próprios. Você também pode usá-lo no chá com leite, que é uma forma ideal de suavizar o sabor.

Para preparar o chá de ceilão, encha um bule e uma xícara de chá até a metade com água quente para pré-aquecê-los e, em seguida, despeje a água. Além disso, adicione cerca de 1 colher de chá de folhas para cada 8 onças de água ao bule.

Encha com água fervente tampe a panela e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Assim que as folhas assentarem no fundo do bule, agite o chá para permitir a extração adequada. Quanto mais tempo a infusão do chá, maior o teor de cafeína e a força do sabor.

Teor de cafeína no chá de ceilão

O chá de ceilão contém cafeína, mas a quantidade varia de acordo com as folhas usadas e como é preparado. Além disso, os saquinhos de chá geralmente contêm mais cafeína do que as folhas inteiras , e o tempo de maceração também afeta o nível de cafeína.

Uma xícara de 8 onças de chá preto do Ceilão geralmente contém de 50 a 90 miligramas de cafeína, dependendo da concentração na qual é preparado. O chá verde do Ceilão geralmente tem cerca de 35 miligramas por xícara.

Comprando e armazenando

Ao comprar chá de ceilão, compre folhas soltas para obter a qualidade ideal; como alternativa, compre saquinhos de chá. Além disso, o chá Ceilão genuíno exibe um logotipo de leão exclusivo na embalagem.

O logotipo é propriedade da Sri Lankan Tea Board e é uma marca registrada em todo o mundo. Guarde o chá em um recipiente limpo e hermético, em local fresco e seco, longe de umidade, calor, luz e odores pungentes.

Tipos de chá de ceilão

Embora alguns produtores do Sri Lanka estejam expandindo suas ofertas para incluir chá verde e outros tipos de chá , a maioria dos chás do Ceilão são chás pretos.

Existem sete regiões de cultivo de chá no Sri Lanka, e os chás do Ceilão são classificados em três altitudes diferentes: alta (acima de 4.000 pés), média (entre 2.000 e 4.000 pés) e baixa (até 2.000 pés) )

Nuwara eliya:

Nuwara Eliya é a área de produção de chá de maior altitude no Sri Lanka. Também está localizado no centro da ilha, a oeste de Uva e ao norte de Dimbula.

Seu terroir produz chás com fragrância floral delicada e sabor leve e vivo. Além disso, os chás de alta altitude de Nuwara Eliya são excepcionalmente gelados ou servidos com limão.

Uva:

É um chá altamente cultivado e talvez a região de cultivo de chá mais famosa do Sri Lanka. Além disso, ele está localizado no centro do Sri Lanka, a leste de Nuwara Eliya e Dimbula.

O território de Uva produz chá preto com um sabor adocicado e aroma amadeirado que aguenta um pouco de leite. Além disso, alguns chás brancos também são produzidos em Uva.

Dimbula (ou Dambulla):

Dimbula é uma região de cultivo de chá no centro do Sri Lanka. É a região mais meridional das três regiões conhecidas. Além disso, por ser uma região de encostas montanhosas, o terroir varia muito com a elevação. Alguns chás são encorpados, enquanto outros são delicados, mas a maioria tem sabor suave.

Uda Pussellawa:

Uda Pussellawa fica perto de Nuwara Eliya, em uma região que tem chuvas fortes. Seu chá é semelhante ao chá de Nuwara Eliya, porém mais escuro, com uma tonalidade rosada e um sabor mais forte.

Kandy:

Kandy é um distrito de altitude média que produz chás médios, que variam de sabor dependendo da exposição aos ventos das monções. Além disso, o chá é geralmente encorpado, maltado e em tons de cobre.

Ruhuna e Sabaragamuwa:

Ruhuna e Sabaragamuwa são regiões de baixa altitude que produzem chás pretos de baixa produção com um sabor completo, tons ricos de laranja e tintos, com notas de mel, chocolate e caramelo. A maioria dos chás cultivados nessas regiões são processados ​​como pekoes de laranja e pekoes de laranja floral.

Efeitos colaterais

Beber muito chá de ceilão ou qualquer bebida com cafeína em grandes quantidades pode aumentar a chance de efeitos colaterais, como dor de cabeça, nervosismo, tremores, batimento cardíaco irregular ou problemas de sono. Para reduzir esse risco, evite beber chá em grandes quantidades e beba um chá que não seja muito forte.[2]https://medlineplus.gov/caffeine.html

Referências:

1 https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0103247
2 https://medlineplus.gov/caffeine.html
Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.