Benefícios dos Chás

Chá com leite: O que é, benefícios, usos e receitas

cha com leite

O termo chá com leite refere-se a qualquer bebida de chá com leite adicionado, a receita mais comum é a de chá preto e leite condensado e especiarias.

Pode ser tão simples quanto um pouco de leite em uma xícara de chá quente ou pode ser uma receita complexa, incluindo vários ingredientes, como o popular chá de bolhas.

Adicionar leite suaviza os sabores do chá, especialmente algumas das notas amargas encontradas no chá preto. O chá com leite é apreciado em todo o mundo como uma bebida quente e fria.

Fatos rápidos

Nome alternativo: Bubble tea
Temperatura: quente ou frio
Ingrediente Principal: Chá Preto

cha com leite
chá com leite

O que é chá com leite?

Chá com leite, simplesmente, é chá com leite adicionado. Isso cria um sabor mais suave e adoça ligeiramente o chá. É uma maneira popular de servir chá em muitas partes do mundo e é uma maneira fácil de mudar a sua xícara média de chá.

Existem muitas regiões do mundo onde é o tipo de chá padrão. Isso é mais evidente em certas partes da Índia, onde o chá geralmente se refere ao chá com leite. Chá sem leite é pedido como “chá preto” ou simplesmente “chá sem”.

Mas o chá com leite também é um termo para receitas de bebidas quentes e frias que combinam o chá com uma forma de leite bem como uma variedade de especiarias. Certos países têm suas próprias versões dessas receitas.

Benefícios chá com leite

Embora o chá com leite possa ser feito com algumas variedades diferentes de chá, o chá preto é um dos mais comuns.

Aumenta o sistema imunológico

Também é um dos tipos de chá mais saudáveis ​​que você pode beber. Ele contém antioxidantes que apoiam a saúde geral e ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.

Ele também possui polifenóis e propriedades antimicrobianas que são benéficas para o sistema digestivo; os polifenóis também podem ajudar a combater as células cancerosas.

Nutrientes essenciais

O leite tem vários benefícios para a saúde, pois contém nove nutrientes essenciais, incluindo cálcio, vitamina D, proteína, vitamina B12 e potássio. Por ser repleto de vitaminas e minerais, apenas uma pequena quantidade de leite é necessária para colher os benefícios.

Usos do chá com leite

Chá com leite
Chá com leite

A adição de leite ao chá resulta em um sabor menos adstringente e menos amargo. Isso ocorre porque o leite se liga a alguns dos compostos químicos amargos encontrados no chá, ao mesmo tempo em que encobre alguns dos sabores do chá.

Alguns chás, como o chá preto forte e o chá Assam da Índia, quase sempre são servidos com leite para reduzir o amargor. O chá com leite Assam também faz uma aparição regular como chá da tarde britânico.

No entanto, alguns dos compostos amargos do chá são muito benéficos para a saúde, então se você está bebendo chá por motivos de saúde, o chá sem leite é uma escolha melhor.

Como beber chá com leite

Na verdade, não há diretrizes definidas ou sugestões sobre a quantidade de leite a ser adicionada a um chá em particular.

A maioria dos chás não deve exigir muito leite, mas isso depende mais do que tudo do gosto pessoal e do tipo de chá preparado.

Em geral, comece com um respingo ou uma colher de sopa de leite. Mexa e experimente o chá; se necessário, acrescente mais até obter o sabor desejado.

Quando se trata de receitas de chá com leite, alguns usam bastante leite. Por exemplo, o masala chai caseiro requer partes iguais de leite e água.

Muitos chás de leite funcionam bem com um substituto do leite, como leite de soja, amêndoa ou arroz. O leite de coco não é tão versátil, mas quando combinado com o chá certo, torna-se uma bebida saborosa.

Teor de cafeína no chá com leite

A quantidade de cafeína no chá com leite depende do tipo de chá usado na bebida, que geralmente é um tipo de chá preto. Por xícara de 240 ml, o chá chai varia de 60 a 120 miligramas de cafeína.

Enquanto o chá preto Assam chega a 80 miligramas e o chá Darjeeling com 50 miligramas. É seguro presumir, entretanto, que adicionar leite a uma xícara de chá significa que está reduzindo assim a ingestão de cafeína.

Compra e armazenamento de chá com leite

O chá com leite pré-fabricado pode ser comprado online ou em mercados asiáticos especializados. Procure o “chá com leite real”, que é vendido em latas como uma forma “instantânea” feita com leite em pó.

Chá preto em pó também está disponível e é o mesmo tipo de ingrediente usado em lojas de chás de bolhas. Pós e latas podem ser armazenados na despensa.

Tipos de chá com leite

Cha com leite
Cha com leite

Existem muitas variações de chá com leite, quente e frio. Vários tipos incluem uma variedade de especiarias, bem como açúcar.

Chá de bolhas:

Criado em Taiwan na década de 1980, essa divertida bebida está crescendo em popularidade, principalmente devido às interessantes bolinhas no fundo do copo.

É uma combinação de chá preto, leite, algum tipo de adoçante e pérolas de tapioca . Embora existam algumas preparações clássicas, existem centenas de versões do chá de bolhas.

Chá com leite de Hong Kong:

Este é o tipo mais popular de chá preparado com leite evaporado. Também é chamado de chá de meia-calça por causa da meia de chá em que é tradicionalmente fabricado. Para uma versão mais doce, pode ser feito com leite condensado.

Chá Latte:

Um latte para quem não bebe café, esta bebida popular de chá é encontrada na América do Norte, em partes da Europa e além. Tal como acontece com o café com leite, pode ser servido quente ou com gelo.

Iced Tea tailandês:

Presente nos menus de restaurantes tailandeses americanos, esta bebida gelada é uma combinação de chá preto, leite condensado e evaporado, açúcar e especiarias. É vendido como uma mistura em pó, mas também é fácil de fazer do zero em casa.

Masala Chai:

Este chá temperado indiano tem crescido em popularidade e às vezes é feito de pós ou xaropes. A receita tradicional pede chá preto fervente, leite e vários temperos, incluindo canela, cravo, cardamomo e gengibre, e depois coa em canecas antes de servir.

Chá com leite britânico:

A bebida onipresente do país às vezes é servida com um pouco de leite. O método tradicional é primeiro adicionar o leite e, em seguida, despejar o chá sobre ele; pensa-se que esta técnica não altera muito o sabor do chá.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.