Benefícios dos Chás

Chá branco: O que é, benefícios, usos e receitas

cha branco

O chá branco é um tipo de chá que tem um sabor delicado e é naturalmente pobre em cafeína. É colhido no início da estação e é composto por botões e folhas novas. O chá branco recebe o nome de uma penugem branca nas folhas jovens.

Que ajuda a proteger o novo crescimento da planta do chá contra os insetos. Por ser colhido manualmente por um curto período de cada ano, o chá branco tende a ser mais caro do que outros chás. Ele possui muitos benefícios para saúde.

Fatos rápidos

Origem: Província de Fujian, China
Temperatura: 175-190 ° F
Cafeína: 6–75 mg por xícara

cha branco
chá branco

O que é chá branco?

O chá branco é composto por folhas jovens de chá da primavera, tradicionalmente cultivadas na província chinesa de Fujian. O chá seco é conhecido por suas pequenas folhas murchas e botões que parecem ligeiramente felpudos.

Quando fermentado, é tipicamente de cor ouro claro com uma fragrância floral. Dependendo do tipo de chá branco, o sabor pode variar de amadeirado a doce e floral com leves notas frutadas.

Quando preparado de maneira adequada, geralmente é menos amargo e assertivo do que o chá preto. Quase todos os chás (preto, verde, branco e oolong) vêm da mesma espécie de planta: camellia sinensis ou a planta do chá.

A grande variedade de propriedades exibidas por esses tipos de chás é determinada pelo local onde a planta é cultivada, quando o chá é colhido e como é tratado e seco após a colheita. As folhas de chá branco são tradicionalmente colhidas em Fujian.

Depois que as folhas de chá branco são colhidas, elas são secas e secas imediatamente após a colheita usando luz solar natural, fontes de calor ou câmaras de secagem. Isso ajuda a prevenir a oxidação.

Dando ao chá um sabor e cor leves e preservando alguns dos benefícios mais valorizados do chá, como antioxidantes. Além disso, as características do chá podem variar dependendo da região de origem.

Benefícios do chá branco:

O chá branco tem uma longa lista de benefícios à saúde , rivalizando com o chá verde em sua dieta. Além disso, alguns benefícios importantes têm atraído novos estudos científicos.

Aumento do sistema imunológico

Estudos mostraram que consumir chá branco pode dar um impulso real ao seu sistema imunológico. O chá tem a capacidade de matar vírus e bactérias causadores de doenças no corpo, como infecções por Streptococcus e pneumonia.[1]https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1750-3841.2010.01705.x

Risco reduzido de câncer de cólon

O chá branco pode ajudar a protegê-lo contra o câncer de cólon. Em estudos, ratos geneticamente predispostos ao câncer de cólon receberam. Além disso, esses ratos desenvolveram menos pólipos no cólon do que os ratos que receberam um medicamento comum.

Reduzir o colesterol e a pressão arterial

Como o chá branco é o tipo de chá menos processado, muitos dos benefícios naturais do chá são mais bem preservados. Além disso, os polifenóis do chá (especialmente abundantes na maioria dos chás brancos) são conhecidos por ajudar na redução da pressão alta e do colesterol.

Usos do chá branco

O chá branco é normalmente consumido fresco e quente. Por causa de seu sabor sutil, adoçantes e leite normalmente não são adicionados. Além disso, muitas vezes é servido sozinho ou com um lanche leve. Uma pausa para o chá da manhã ou da tarde é a maneira perfeita de apreciar plenamente este delicado chá quente.[2]https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814614010280?via%3Dihub

Como beber chá branco

O chá branco deve ser preparado a uma temperatura relativamente baixa para manter as características de frescor do chá. Use água limpa e pura (não destilada) que ainda não esteja fervendo, idealmente de 100º.

Observe que a água ferve a 212 F, portanto a água deve estar quente, mas não totalmente fervente. Além disso, a maioria dos chás brancos precisa ficar em infusão por no mínimo um minuto ou até cinco minutos.

Algumas variedades se tornam adstringentes e amargas se deixadas em infusão por muito tempo ou se forem preparadas com água muito quente.

A quantidade de chá necessária vai depender das folhas – se a mistura for composta de botões compactos. Apenas uma colher de chá para uma xícara de 240 ml será suficiente.

Se o chá for feito de folhas abertas e leves, use cerca de uma colher de sopa por xícara. Além disso, prove o chá antes de adicionar açúcar ou outros ingredientes – provavelmente não será necessário.

beneficios do cha branco
benefícios do cha branco

Teor de cafeína no chá branco

O conteúdo de cafeína no chá branco pode variar dependendo de sua origem. A maioria dos chás Fujian tradicionais tem baixo teor de cafeína. Além disso, preparado na temperatura apropriadamente baixa por um curto período de tempo.

Uma xícara pode conter pelo menos seis miligramas de cafeína (em comparação com os 80 a 200 miligramas em uma xícara de café). Além disso, por causa da falta de oxidação do chá, do curto tempo de infusão e do baixo teor de cafeína.

Ele também tem menor acidez em comparação com o chá preto e o café. Um pouco de chá branco está sendo cultivado e colhido em Darjeeling. Índia e outras regiões produtoras de chá ao redor do mundo.

Este chá pode ser bem diferente de sua contraparte tradicional, e alguns chás brancos colhidos fora da China mostraram ter níveis mais altos de cafeína. Além disso, esses chás às vezes podem ter um nível de cafeína semelhante ao do chá verde e até mesmo do chá preto.

Comprando e armazenando

O chá branco pode ser encontrado vendido como folhas de chá inteiras. Saquinhos de chá e, ocasionalmente, como chá gelado engarrafado. Além disso, chás de origem única estão disponíveis, bem como misturas.

O chá da mais alta qualidade tende a vir em forma de folha inteira. Guarde o chá branco em um recipiente hermético, em local fresco e seco, ao abrigo da luz. As folhas de chá sem sabor devem permanecer de alta qualidade por um ou dois anos sob essas condições.

Os chás aromatizados (chá branco com ingredientes adicionados como frutas cítricas ou baunilha) duram de seis meses a um ano. Além disso, o chá não estragará após este período de tempo, mas começará a perder um pouco de seu sabor e gosto rançoso.

Tipos de chá branco

Existem algumas variedades principais disponíveis para compra em lojas e mercados online. Agulha de prata é o chá branco mais valorizado por seu sabor puro, aroma floral e cor dourada.

A peônia branca é outro chá premium que tem um sabor doce e de nozes. Além disso, é frequentemente vendido como uma única origem e usado em misturas. A cor, uma vez impregnada, é ligeiramente mais profunda do que a agulha prateada.

O chá branco colhido por macacos supostamente já foi escolhido por macacos. Mas agora o nome significa simplesmente chá jovem de alta qualidade colhido em seu pico.

Outras variedades às vezes podem ser encontradas, como o chá branco Darjeeling (cultivado na Índia, com características muito diferentes) e os chás brancos “de sobrancelha”, que são colhidos mais tarde e, portanto, são de qualidade ligeiramente inferior.[3]https://academic.oup.com/carcin/article/24/2/263/2608385

Referências:

1 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1750-3841.2010.01705.x
2 https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814614010280?via%3Dihub
3 https://academic.oup.com/carcin/article/24/2/263/2608385
Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • how to take a good tinder photo

    Chá branco: O que é, benefícios, usos e receitas

  • free dating sites with free chat

    Chá branco: O que é, benefícios, usos e receitas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.